Merco distingue as 100 empresas portuguesas mais responsáveis alinhadas com os ESG
O Grupo Nabeiro, a Sonae e a EDP são as três empresas mais responsáveis do país, avança o Merco Responsabilidade ESG Portugal 2021. O monitor avaliou e apresentou um ranking com as 100 empresas mais responsáveis de Portugal, de acordo com os fatores ESG (Environmental, Social, Governance). Na lista geral, além das três mencionadas acima, seguem-se a Jerónimo Martins, a GALP, o Ikea, a Microsoft, o Lidl, a Vodafone e o Continente Hipermercados.
O ranking distingue também algumas empresas em cada um dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG). Na subclassificação ambiental, o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) está em primeiro lugar, vindo depois a Sonae e a EDP. Na subclassificação social mantêm-se as mesmas empresas e os respetivos lugares. Quanto à subclassificação governança, os dois primeiros lugares mantêm-se ocupados pelo Grupo Nabeiro e pela Sonae, seguindo-se em terceiro a Jerónimo Martins.
As empresas são ainda divididas por setor de atividade, nomeadamente, Transporte de Passageiros, Indústria, Informática & Software, Drogaria e Perfumarias, Bancário e Bebidas. Nestas listas, por exemplo, destacam-se no pódio as empresas CP – Comboios de Portugal, Corticeira Amorim, Microsoft, Renova, Santander e o Grupo Super Bock.