Junho foi um mês quente e seco com temperaturas acima do normal



O mês de junho foi considerado um mês quente e seco em Portugal Continental, com temperaturas médias, máximas e mínimas, acima do valor normal no período 1971-2000.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Boletim Climatológico de junho de 2022, o valor médio da temperatura média foi de 20.40 °C, um valor 0.98 °C superior ao normal. A temperatura máxima do ar andou, em média, nos 26.59 °C, mais 1.23°C do que o normal, e a temperatura mínima esteve, em média, nos 14.21 °C, um valor 0.72 °C acima do normal. O maior valor da temperatura máxima do ar foi registado no dia 13 de junho, em Pinhão, com 42.3°C. Já o menor valor da temperatura mínima do ar registou-se no dia 26 de junho, em Lamas de Mouro, em Melgaço, com 1.5°C. Com destaque para os dias de 9 a 17 de junho, quando se observaram “valores de temperatura máxima e mínima sempre acima do valor médio mensal”, e em que ocorreu uma onda de calor “que variou entre 6 e 10 dias”.

Quanto à precipitação, “o valor médio da quantidade de precipitação em junho, 22.1 mm, foi inferior ao valor normal 1971-2000, correspondendo a 69 %. Apesar de junho ter sido mais seco que o normal, verificaram-se alguns contrastes regionais com a região litoral Norte e Centro a registar valores mais elevados de precipitação, enquanto na região interior Norte e Centro e na região Sul verificaram-se valores inferiores ao valor médio”.

A percentagem de água no solo manteve-se muito baixo, especialmente nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Santarém e Setúbal, “com valores inferiores a 10 % e em muito locais iguais ao ponto de emurchecimento permanente”.

A situação de seca meteorológica manteve-se igualmente em todo o país, “verificando-se, em relação ao final de maio, um aumento da área em seca extrema. A 30 de junho 3.7 % do território estava em seca moderada, 67.9 % em seca severa e 28.4 % em seca extrema”, expõe o IPMA.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...