Meta lança em Portugal formações para ajudar as PME a combaterem as alterações climáticas
A Meta lançou o “Meta Boost Guide to Green” em Portugal, o programa de formações da Meta dedicado ao tema da sustentabilidade nas empresas, com enfoque nas pequenas e médias empresas. Em parceria com a Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas (ANPME), a Meta está a desenvolver formações e recursos para ajudar as PME a tomarem medidas contra as alterações climáticas, reduzirem as emissões de carbono e escalarem o negócio de forma sustentável. Este lançamento em Portugal é parte integrante de uma expansão global do programa ‘Meta Boost Guide to Green’. À data, o programa de formações alcançou mais de 1.3 milhões de PME na região EMEA.
O ‘Meta Boost Guide to Green’ é lançado oficialmente hoje, com workshops de formações para as pequenas e médias empresas, assim como sugestões de como trazer a sustentabilidade para o centro do negócio e estabelecer a presença da empresa nas aplicações da Meta. “Pretende dar os recursos às pequenas e médias empresas que queiram melhorar as suas práticas sustentáveis e demonstrar como outros pequenos negócios conseguiram inovar e crescer nesta área”, sublinha a ANPME em comunicado.
Para a associação, a educação e formação “são fatores determinantes no combate contra as alterações climáticas”. Os conhecimentos relacionados com este fenómeno “ajudam as PME a entender e a tratar as consequências, motivando-as a modificar os seus comportamentos e a adaptarem-se”.
A Meta reconhece a urgência das alterações climáticas: “Comprometemo-nos a ajudar e a enfrentar este desafio, que afeta o mundo inteiro. Com iniciativas como o Guide to Green estamos a dar mais um passo nessa direção, contribuindo desta forma para fazer uma mudança real”, explica José Luis Zimmermann, Head of Public Policy Meta Iberia, citado em comunicado.
Os eventos climáticos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, são apenas os sinais visíveis recentes das alterações climáticas que estão a causar impactos devastadores na comunidade e no meio ambiente. Em 2022, estima-se que houve 1.977 incêndios florestais em toda a região da Europa, três vezes mais do que a ocorrência normal, levando milhares de pessoas em Portugal, França e Espanha a evacuarem as suas casas. As temperaturas continuam a subir e está claro que empresas, governos e consumidores, precisam de agir para combater os efeitos das alterações climáticas.
Individualmente, as ações climáticas das PME podem ter um impacto pequeno, mas quando reunidas, têm um poder coletivo imenso. As PME representam 99% das empresas na UE e contribuem para mais de metade do PIB europeu. As PME também são responsáveis por 63% das emissões de carbono na Europa. E as ações destas empresas podem influenciar as decisões dos restantes negócios e comunidades em volta.
69% das PME precisam de fundos externos para um negócio mais sustentável
Em parceria com a Accenture, a Meta lançou o ‘Unlocking the Potential of SMBs in Climate Action’, um relatório sobre as principais necessidades das PME para combater as alterações climáticas – o relatório parte de um inquérito a mais de 35 mil PME em julho de 2021, e um segundo inquérito a 37 mil e 800 PME em julho de 2022, em 43 países diferentes.
O relatório demonstra que 69% das PME precisam de fundos externos para alterarem as empresas para um negócio mais sustentável. No entanto, em mais de 90 países, o apoio financeiro existente para iniciativas verdes nas PME é menos de 3%. O relatório ainda revela que 63% das PME atrasaram ações climáticas devido à falta de competência e conhecimento e 40% das PME atrasaram as medidas sustentáveis por falta de tempo.
A Meta reconhece a urgência de combater as alterações climáticas e estabeleceu o objetivo de atingir emissões líquidas zero em 2030 em toda a cadeia de valor da empresa – sendo que a Meta, em 2020, já atingiu esse objetivo nas suas próprias operações e é sustentada por energia 100% renovável. A empresa estabeleceu ainda uma segunda meta ambiciosa: até 2030 quer recuperar mais água do que utiliza, conclui a mesma fonte.