Metade da eletricidade produzida em Portugal em abril proveio das energias eólica e solar



Portugal voltou a bater um recorde no que toca à produção de eletricidade de fontes renováveis. Em abril, 50,84% da eletricidade foi gerada a partir das energias eólica e solar, um aumento significativo face aos 45,86% de março e ao último recorde de 48,87% de dezembro do ano passado.

Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo grupo de reflexão Ember, que avança que o país conseguiu um novo máximo de geração de energia renovável “apesar de uma geração eólica relativamente modesta”, destacando que a energia solar foi o grande impulsionador dessa subida.

Gráfico mostra a representatividade da eletricidade gerada a partir das energias eólica e solar em Portugal.
Fonte: Ember

Em 2022, Portugal duplicou a capacidade de geração de eletricidade a partir de fonte solar, com um aumento de 0,9 gigawatts, revela a análise, que explica que “o aumento da geração de energia solar, a importação de eletricidade de Espanha e uma redução do consumo foram capazes de escudar Portugal dos efeitos negativos de uma fraca geração hidroelétrica”, fruto da condição de seca, que continuará a fazer-se sentir ao longo deste ano.

“Portugal está a entrar na próxima fase da sua transição energética”, declara Matt Ewen, analista da Ember. O especialista observa que o aumento da energia eólica permitiu ao país abandonar em 2021 a eletricidade produzida a partir do carvão e que a energia solar está a eclipsar os combustíveis fósseis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...