Metade dos portugueses estão mais conscientes do desperdício alimentar no verão



Embora o verão e, sobretudo, as férias sejam um convite à desconexão, é muito importante não desvalorizar um assunto tão sério como o desperdício alimentar. De acordo com um estudo realizado pela Too Good To Go, empresa responsável pela maior aplicação do mundo para salvar os excedente alimentares de milhares de estabelecimentos e evitar o desperdício alimentar, os portugueses não esquecem esta premissa: 50% dos portugueses estão mais conscientes deste problema e esforçam-se por evitar deitar comida fora durante o verão. E quem está mais consciente do desperdício alimentar no verão? De acordo com o estudo , as pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos são os que apresentam maiores preocupações em mudar os seus hábitos, mas a geração entre os 18 e os 24 anos está a alterar os seus hábitos de consumo devido à inflação.

Temperaturas altas vs. frutas e legumes: causas e fatores de desperdício na época mais quente

O fator chave para evitar o desperdício de alimentos passa por identificar as suas causas. Com a chegada oficial do verão, 64% dos portugueses assumem que as temperaturas elevadas contribuem e aceleram a deterioração dos alimentos. Por outro lado, associam o aumento de eventos sociais e festas nesta época como momentos que levam a excedentes alimentares (53%), o aumento do consumo de produtos frescos que são mais perecíveis (42%), ou até o armazenamento incorreto dos alimentos (40%), como outras causas para o desperdício alimentar no verão.

Os portugueses identificam dois tipos de alimentos que mais rapidamente se desperdiçam, face a outros. 48% dos inquiridos desperdiçam mais fruta no verão do que noutras épocas do ano, enquanto 28% indicam que também os legumes e vegetais se estragam mais nesta altura. Mas há quem também aponte os produtos lácteos (27%), padaria, carne e peixe (20%, 15% e 12%, respetivamente) como outros alimentos que também se desperdiçam mais com o calor.

Como são os portugueses quando comem fora de casa?

No verão, os portugueses tendem a fazer mais refeições fora de casa. E, cada vez mais, pedem aos restaurantes para poderem levar para casa a comida que sobrou: são 77% os que pedem para levar o resto da refeição, enquanto apenas 10% dizem não o fazer por vergonha.

Por outro lado, o verão também combina com viagens e buffets livres nos hotéis ou resorts. Como é que os portugueses gerem o desperdício quando estão de férias e com acesso a buffets? 80% dizem fazer um esforço para evitá-lo – com as mulheres a mostrarem-se mais sensíveis a esta temática do que os homens (84% contra 76%, respetivamente). Concretamente, nos buffets, 71% dos respondentes dizem servir-se apenas com o que vão comer, enquanto 23% afirmam que, às vezes, levam mais comida do que conseguem comer, mas fazendo o possível para que não reste.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...