Metal perigoso cádmio preocupa Quercus



Realiza-se hoje em Bruxelas mais uma reunião para se chegar a um acordo sobre os limites de cádmio a impor na nova legislação europeia sobre os fertilizantes agrícolas. A Quercus, todavia, mostra-se inquieta sobre a posição do Governo Português relativamente a este assunto.

“O Governo português continua a ignorar a inquietação do público em geral, da Quercus e dos deputados da Assembleia da República e continua a defender em Bruxelas a imposição de limites de cádmio muito elevados nos fertilizantes agrícolas, contrariando a grande maioria dos Estados Membros da União Europeia que pretendem reduzir ao máximo o conteúdo deste metal pesado nos fertilizantes agrícolas e consequentemente na mesa de todos os europeus.”, pode ler-se no comunicado da associação.

Segundo a Quercus, a associação tem vindo a demonstrar a sua inquietação em relação à posição que o governo português tem defendido nas negociações em Bruxelas, onde tem proposto a imposição de limites de cádmio demasiado altos, ignorando a perigosidade deste metal para o ambiente e consumo humano e não dando qualquer explicação sobre as razões da posição assumida.

Alertados para este problema, os deputados da Assembleia da República votaram por unanimidade no dia 17 de Abril na Comissão de Agricultura e Mar uma audição com caráter de urgência ao Governo para discutir este assunto. Todavia, até agora a audição que deveria ser marcada pelos Presidente da Comissão de Agricultura, deputado Joaquim Barreto do Partido Socialista, ainda não ocorreu nem está marcada.

“É com grande preocupação que a Quercus verifica que o Governo português defende posições contrárias à preservação do ambiente e da saúde dos portugueses sem sequer possibilitar o diálogo aberto e transparente com a sociedade civil e com os outros órgãos de soberania portugueses”, diz a Quercus.

O cádmio é um metal pesado com efeitos tóxicos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas. Nos humanos, a exposição ao cádmio ocorre geralmente através de duas fontes principais: por via oral (água e ingestão de alimentos contaminados), e inalação. Os fumadores são os mais expostos ao cádmio porque os cigarros contêm este elemento.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...