Meteorito de 18 Kg intacto foi encontrado na Antárctida (com FOTOS)
Investigadores belgas, a trabalhar numa expedição na Antárctida, encontraram um meteorito gigante de 18 Kg. Trata-se do maior encontrado na região nos últimos 25 anos. A equipa descobriu um total de 425 meteoritos, perfazendo um peso de 75 kg, durante a expedição que durou 40 dias.
A equipa descreveu a descoberta como “especial” e espera que esta ajude a explicar a formação do sistema solar, a sua evolução e como a Terra se tornou num planeta.
“Encontrar algo deste tamanho foi muito emocionante para nós – é possível vê-lo de muito longe”, disse Vinciane Debaille, geólogo da Université Libre de Bruxelles, que liderou a equipa belga durante a expedição.
O investigador explicou que uma das razões por que procuram meteoritos na Antárctida tem como pano de fundo o facto de facilmente se encontrarem os pontos negros na neve branca, principalmente quando são enormes e visíveis a distâncias de 50 metros ou mais.
A crosta de fusão – invólucro exterior – do meteorito encontrado sofreu um processo de erosão, o que permitirá aos cientistas analisar a rocha presente no interior. A Polar Foundation disse já que se trata do tipo de meteorito mais comum.
Não deixa, contudo, de ser um achado inesperado – não só devido ao seu peso, mas também porque raramente se encontram meteoritos tão grandes na Antárctida.
A rocha foi descoberta a 28 de Janeiro e está agora a ser sujeita a um processo de descongelamento especial, no Japão, de modo a que a água não penetre nela antes de ser estudada.
O maior meteorito alguma vez encontrado na Antártica tinha 407 Kg, tendo sido achado em 1976 ou 1977.