Metro de Londres: os primeiros anos do Tube (com FOTOS)
O metro londrino, Tube, está a passar por uma das fases mais conturbadas da sua centenária história, com as sucessivas greves e impasse entre trabalhadores e administração. Em causa está o lançamento, a 12 de Setembro, de um novo serviço nocturno em várias linhas, durante o fim-de-semana, que levará o transporte pública a estar aberto durante 24 horas.
Fundado em 1863, o metro transporta mais de três milhões de pessoas todos os dias e é o principal meio de transporte da cidade. A luz verde para a sua construção foi dada em 1855, para resolver os crescentes problemas de tráfego da cidade – a primeira linha ligava Paddington e Farringdon Street, através de King’s Cross.
Denominado inicialmente Metropolitan Railway, o metro expandiu-se rapidamente para várias localizações da cidade. Hoje, transporta 1,2 mil milhões de pessoas a tem 270 estações, ligando o centro de Londres ao Surrey, Kent, Essex, Hertfordshire, Middlesex e Buckinghamshire.
A estação mais movimentada na hora de ponta da manhã é Waterloo, que movimenta 57.000 pessoas durante três horas. Em termos globais, a mais movimentada é Oxford Circus, com 98 milhões de passageiros em 2014.
No total, a rede tem 400 quilómetros, 45% dos quais em túnel. Cada carruagem viaja 185.000 quilómetros por ano. Veja algumas fotos raras dos primeiros anos do Tube, publicadas hoje pelo Mail Online e onde até um chá se podia tomar na carruagem.
[nggallery id=2122 template=greensavers]