Microsoft vai investigar sustentabilidade urbana
A Microsoft e a Schneider Electric anunciaram uma parceria para a investigação e criação de ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis. O projecto – denominado CityNext – está a ser desenvolvido a pensar nos Governos, empresas e cidadãos do futuro e pretende ajudar a reinventar as cidades, tendo como principal objectivo aumentar a eficiência dos seus serviços.
Para já, foram seleccionadas nove cidades para o projecto: Auckland (Nova Zelândia), Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Hainan e Zhengzhou (China), Hamburgo (Alemanha), Manchester (Inglaterra), Moscovo (Rússia) e Filadélfia (Estado Unidos).
Pela primeira vez na História, mais de 50% da população mundial vive em áreas urbanas, prevendo-se um aumento de 20% até 2050. Este movimento migratório intensifica problemas como o envelhecimento das infra-estruturas, traz riscos de saúde e segurança pública, a poluição, crime e trânsito.
A iniciativa pretende ainda aumentar a eficiência dos serviços, a redução de custos, e a criação de um ambiente mais sustentável, que permita cultivar comunidades capazes de potenciar o pleno desenvolvimento humano.
O projecto irá receber a contribuição de mais de 430 mil especialistas em tecnologia de todo o globo. “A cidade tem um papel vital nas nossas vidas. Esta iniciativa coloca as pessoas em primeiro lugar e constrói uma nova era de tecnologia colaborativa, com vista a consciencializar cidadãos, negócios e líderes governamentais com uma nova visão”, explicou Laura Ipsem, vice-presidente corporativa da Microsoft para o Sector Público.
Em cima da mesa estarão oito preocupações fundamentais: energia e água; edifícios, planeamento e infra-estruturas; segurança pública e justiça; turismo, entretenimento e cultura; educação; serviços sociais e saúde e administração governamental.
Leia mais informação sobre o projecto no site da Microsoft (em inglês).