Milhares de máscaras cirúrgicas dão à costa nas praias de Sydney
O plástico é uma ameaça à biodiversidade marinha: prejudica as espécies, os seus habitats, e toda uma cadeia alimentar que pode chegar a afetar a saúde humana. Não é por acaso que os ambientalistas têm vindo a alertar para este perigo, e para a necessidade de mudança da ação humana em vários setores, quer na indústria, na alimentação ou na deposição de resíduos.
No passado domingo, dia 24 de maio, caíram ao largo da costa australiana cerca de 40 contentores do navio APL England. Os blocos transportavam materiais médicos, materiais de construção e produtos destinados a uso doméstico.
Os habitantes já começaram a denunciar a chegada de vários objetos como máscaras cirúrgicas e outros equipamentos médicos, às praias de Sydney. Os primeiros aparecimentos ocorreram na terça feira, dia 26, nas praias de Bondi e Long Bay.
A Australian Maritime Safety Authority denunciou o sucedido e tem vindo a fazer buscas de modo a localizar os contentores em alto mar e poder prevenir maiores danos.
Os cidadãos estão preocupados com a quantidade de plástico presente agora nas correntes marítimas, e muitos já tomaram a iniciativa de recolher o que está a chegar à costa. Espera-se que nos próximos dias mais material apareça no areal.
Pode observar algumas das fotos divulgadas do acontecimento: