Milhares de toalhitas invadiram a costa de Ibiza

Milhares de toalhitas invadiram esta quarta-feira o areal na zona de Cala de Bou, em Ibiza. O cenário desolador teve origem numa avaria na estação local de tratamento de águas residuais, provocando uma enchente de toalhitas húmidas.  

Segundo informações avançadas pelo jornal espanhol El País, as toalhitas provocaram o entupimento de vários canais na estação de tratamento, acabando nas rochas desta praia, juntamente com excrementos e demais resíduos. Ao longo de mais de 300 metros era possível avistar milhares de toalhitas meio desfeitas, com as autoridades locais a revelar dificuldades em limpar este cenário desolador.

Esta não é a primeira vez que situação idêntica acontece nesta região. O problema, dizem as autoridades locais, está na imensa quantidade de toalhitas que continuam a ser atiradas para a sanita, dia após dia. Uma vez que as toalhitas não se desintegram em contacto com a água, por exemplo como o papel higiénico, constituem um sério problema para as unidades de tratamento de águas residuais.

Relembre aqui o caso partilhado recentemente no Green Savers, do sério problema que os serviços municipais de Londres enfrentam actualmente, com as toalhitas a serem um dos principais causadores de verdadeiros monstros que entopem os sistemas de esgotos desta cidade.

Foto: Best Planet / Creative Commons