“Minante – prototipar uma experiência natural e cultural”, pretende valorizar e preservar o espaço público no rio Neiva
“Minante – prototipar uma experiência natural e cultural” é um projeto de âmbito local com o objetivo de experimentar e testar novas formas de contemplar e usufruir o espaço público na zona do Minante, no rio Neiva, nomeadamente nos trilhos e caminhos públicos existentes que percorrem ambas as margens, revela a organização em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o projeto baseia-se num conjunto de intervenções co-criadas com, pela e para a comunidade local, valorizando a diversidade de perspetivas que resultem em experiências distintas, materiais ou imateriais.
“Pretende-se também encorajar reflexões e registar aprendizagens sobre o futuro deste espaço público, ancoradas no património natural e cultural existente, enriquecido pelas antigas azenhas que dão o nome a este local, e que se cruza com as vivências e memórias da comunidade”, acrescenta.
A mesma fonte sublinha ainda que, sendo um projeto apoiado no âmbito da Nova Bauhaus Europeia, encontra-se “sustentado nos valores da Sustentabilidade, Inclusão e Estética, seguindo uma abordagem Participativa, Transdisciplinar, e Multi-nível”.
Propõe realizar um conjunto de eventos abertos e participativos que resultarão, para além das diversas intervenções na zona do Minante, num vídeo-documentário, numa exposição fotográfica, num artigo científico, e numa reflexão sobre o futuro deste espaço público, explica o comunicado.
Este projeto é promovido pela Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, em parceria com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, o Município de Esposende e o Município de Viana do Castelo. Conta ainda com o apoio das Juntas de Freguesia de São Romão do Neiva e de S.P. de Antas, como parceiros associados.
Será apresentado a 28 de julho e contará com diversos eventos até 30 de setembro.