Minas abandonadas podem ser o lugar perfeito para centros de dados ecológicos



Os centros de dados estão a começar a procurar minas de calcário abandonadas para potenciais locais para expandirem a sua capacidade de armazenamento de informação e computação. A segurança e a relação custo-eficácia são os primeiros objectivos para os centros de dados e, ao contrário das localizações normais nos centros urbanos, as minas oferecem ambos: são imunes às condições atmosféricas extremas, têm temperaturas e humidade relativamente constantes – cerca de 10ºC.

Muitas minas antigas abandonadas possuem lagos ou aquíferos nos locais mais profundos, que podem ser uma maneira económica e ecológica para manter arrefecer os servidores, um aspecto bastante importante para os centros de dados. Adicionalmente, a entrada única fornece uma segurança que nenhum edifício à superfície proporciona, refere o Inhabitat.

O maior obstáculo em transferir os centros de dados para minas subterrâneas será instalar toda a fibra óptica necessária para a conexão de internet e armazenamento dos dados. No entanto, estas localizações agradam às empresas, que dão grande valor à segurança dos dados, tal com os hospitais, governos e outras entidades confidenciais.

Foto: JIM123FLICKR / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...