Minhocas zombie usam ácido para perfurar e consumir ossos



Um género de minhoca sem boca usa um ácido poderosíssimo para perfurar ossos e alimentar-se dos restos de animais marinhos no fundo do mar. A espécie é muitas vezes descrita como “minhoca zombie”.

As criaturas segregam um ácido poderoso capaz de perfurar ossos das baleias, alimentando-se depois dos nutrientes presentes no seu interior, revelam os investigadores do Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Para penetrar nos ossos, os vermes usam um processo semelhante ao usado pelos seres humanos na reparação de fracturas. Os cientistas ainda não sabem como é que as minhocas se alimentam, uma vez que estas não têm boca, mas uma das opções é poderem desenvolver uma relação de simbiose com bactérias que metabolizam compostos orgânicos.

Embora sejam principalmente encontradas em ossos de baleia, as criaturas do género Osedax também foram vistas em restos de tubarões e outros peixes. As primeiras foram descobertas pelos investigadores em conjunto com o Monterey Bay Aquarium Research Institute, em 2002, e desde aí têm sido encontradas em várias zonas do planeta.

Os resultados desta pesquisa foram publicados a 1 de Maio na revista Proceedings of The Royal Society B.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...