Ministério da Agricultura é questionado sobre acidente que vitimizou centenas de animais

No passado dia 20 de março deu-se um acidente na estrada nacional 17-1 entre Miranda do Corvo e Lousã, com um veículo que levava centenas de animais.

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) quer obter respostas por parte do Ministério da Agricultura quanto às condições do acidente e à atuação por parte das autoridades perante o cumprimento da lei relativamente ao bem-estar animal.

A deputada Inês de Sousa Real explica, “Segundo a informação que obtivemos por diversas vias, o condutor do veículo não ficou ferido, porém os animais que transportava ficaram gravemente feridos e em agonia. (…) O cenário existente era de muitos animais mortos, mas ainda mais animais em sofrimento”.

A líder parlamentar critica ainda que após nove horas os animais continuavam no mesmo local, sem qualquer tipo de socorro e respeito pelo seu sofrimento. Acrescenta ainda que quando transportados para o matadouro foram “segundo testemunhas, puxados pelas orelhas, empurrados e puxados pelas patas partidas”, uma “violação clara às normas comunitárias e nacionais vigentes”.

O Partido aguarda agora respostas quanto ao procedimento da autoridades perante a violação das disposições legais, e quanto a medidas futuras que previnam estes acontecimentos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...