Ministério do Ambiente escolhe Peneda Gerês para projecto piloto de prevenção de fogos
O Parque Nacional Peneda Gerês foi escolhido para desenvolver um projecto piloto para prevenção de fogos que decorrerá sob a tutela do Ministério do Ambiente. Medidas sobre cadastro, gestão e ordenamento florestal e reforço dos meios, serão testadas no terreno.
O projecto foi decidido numa reunião em que participaram o primeiro-ministro e outros governantes, entre os quais João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, bem como autarcas. O financiamento do programa será feito através do Fundo Ambiental, criado em Junho passado num conselho de ministros dedicado ao ambiente, avança a Lusa.
“Até ao final de 2018, os programas das áreas protegidas têm de ser revistos e em todos, a começar na Peneda Gerês, um dos principais objectivos, a par do da conservação da biodiversidade, será a protecção contra incêndios”, sublinhou o ministro do Ambiente.
O Parque Nacional Peneda Gerês foi uma das zonas do país mais fustigadas pelas chamas neste Verão. Este ano já arderam 8.545 hectares em áreas protegidas, mais 16% que em igual período de 2015.
Foto: Ruben Farao / Creative Commons