Ministério do Ambiente investe na valorização do setor florestal
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) vai alocar 2,3 milhões de euros para ações de Organizações de Produtores Florestais e de Centros de Competências do setor florestal. As verbas são provenientes da dotação global de 10 milhões de euros do investimento “Programa MAIS Floresta” da “Componente C08 – Floresta” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O investimento traduz-se em dois Avisos Convite, sendo o primeiro destinado às Organizações de Produtores Florestais de âmbito nacional ou regional de natureza federativa, com uma dotação de 1,664 milhões de euros. Este irá apoiar a 100% ações de gestão florestal, de estabilização de emergência pós-incêndio, de implementação de processos de certificação da gestão florestal sustentável ou de extensão florestal, através da informação, sensibilização, aconselhamento e apoio aos proprietários e produtores florestais. Numa segunda fase, em abril, será lançado um novo Aviso Convite, para o desenvolvimento de ações relevantes para a gestão da floresta como o aumento da área com gestão agregada de pequenas propriedades, o controlo de agentes bióticos nocivos e a prevenção de fogos rurais.
Quanto ao segundo Aviso Convite, com um financiamento de 624 mil euros, pretende potenciar as parcerias constituídas no âmbito dos Centros de Competências do setor florestal.