Ministério do Ambiente quer desempregados a limpar os rios



Depois dos ministérios do Trabalho e da Agricultura terem anunciado um projecto para colocar os beneficiários do rendimento de inserção social e os desempregados a limpar matas, agora é a vez do Ministério do Ambiente a preparar um projecto idêntico, mas para limpeza de rios.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), e na sequência desta iniciativa, a ministra do Ambiente encontrou-se ontem com desempregados que foram recrutados para limpar o rio Cavalum, em Penafiel.

“É uma iniciativa bem sucedida e queremos levar este exemplo a outros locais”, explicou Dulce Pássaro ao Jornal de Notícias. Para além do projecto de Penafiel, que arrancou em Agosto, há outros 12 idênticos na região norte.

Tudo começou quando a empresa municipal Penafiel Verde, em parceria com o Instituto de Emprego e da Administração da Região Hidrográfica do Norte (IP), propôs a 15 desempregados de longa duração a hipótese de limparem o rio Cavadum, ao longo de 17 quilómetros.

Em troca, os desempregados voltariam a receber o subsídio de desemprego e uma verba suplementar, melhorando o rendimento salarial.

“As entidades que têm responsabilidades na área do emprego estão atentas e é importante que as pessoas se sintam motivadas. Há um Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos que permite apoiar financeiramente iniciativas desta natureza”, explicou ainda Dulce Pássaro.

Segundo o JN, vários moradores de zona da Pedreira, em Rans, onde decorre a acção de limpeza, disseram que há 30 anos que não se via o rio tão limpo e a zona tão asseada.

Até agora foram limpos 3,5 km do leito e das margens do rio, correspondendo a seis toneladas de resíduos, na sua maioria plásticos (70%) e pneus (10%).

Leia a notícia do A Verdade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...