Ministra da Agricultura defende que devemos crescer de forma económica e ambiental
“O ambiente só é realidade quando se cruza com outros sectores da actividade”, defendeu hoje de manhã a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, na abertura da Conferência GPA “Portugal, Capital Natural – agricultura, mar e florestas”, organizada pelo Green Project Awards em parceria com a EDIA e o BCSD Portugal.
Segundo Assunção Cristas, “no mundo que é competitivo sob todos os pontos de vista, temos a ganhar se nos tornarmos um país mais verde. Devemos crescer economicamente e crescer também no ponto de vista ambiental para nos posicionarmos como um pais que está na linha da frente”.
Neste sentido, garantiu, “no governo temos trabalhado para criar raízes para um crescimento verde nas mais variadas áreas. Nos vários pilares do crescimento verde, encontramos o pilar da agricultura, das florestas e do mar”.
A ministra falou ainda do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020) que já foi apresentado formalmente.
Os apoios previstos neste programa prosseguem os objectivos de um reforço da viabilidade e da competitividade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas, explicou a ministra.
Além disso, através do PDR 2020 pretende-se também uma expansão e renovação da estrutura produtiva agroindustrial e a preservação e melhoria do ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene, e segurança no trabalho.
Referindo-se ao Alqueva – tema do primeiro painel da V conferência do GPA -, Assunção Cristas destacou que é um projecto que tem décadas, mas que já está a dar os seus frutos. “Neste momento, estamos em conclusão de 120 mil hectares que já começaram a ser regados. Ter água significa ter uma riqueza extraordinária. Isto será tão ou mais verdadeiro se conseguirmos promover o seu uso sustentável”, frisou.
“Acredito muito na possibilidade de crescermos de forma equilibrada e sustentável, e de termos sustentabilidade na agricultura, florestas e mar”, finalizou.