Mobicar, o carro eléctrico português, poderá chegar já em 2012



O veículo eléctrico que está a ser desenvolvido no CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, na Maia, poderá chegar às ruas já em 2012, segundo o seu presidente, Aloísio Leão.

“O Mobicar vai testar todas as (…) valências de intervenção em que o CEIIA está envolvido. Vamos acreditar que em 2012 seja já uma realidade concreta. Estamos na fase inicial de um projecto que vai mudar o rumo da indústria automóvel em Portugal”, revelou o responsável, que explicou ainda que a conquista da fábrica de baterias eléctricas da Nissan foi “uma questão estrutural para o projecto da mobilidade”.

Assim, o carro eléctrico português já está em fase de protótipo e os primeiros 350 veículos sairão da unidade da VN Automóveis de Vendas Novas.

Esses primeiros 350 veículos citadinos serão destinados a testes. Em 2012, outros 6.250 carros serão montados em Vendas Novas.

“Estão envolvidas cerca de 21 sociedades neste projecto, que abrange o veículo, o carregamento e a própria infra-estrutura de carregamento. O investimento associado ao desenvolvimento do protótipo ronda os 11 a 12 milhões de euros, dos quais cerca de 60% é privado e 40% do por via do QREN”, explicou também Aloísio Leão.

O universo português de mobilidade eléctrica integra ainda empresas como Inapal Metal, Cabelauto, Caetano Bus, Moldit, TMG ou Novabase. As maiores referências no sector energético são a Efacec, EDP, Siemens e Galp. Paralelamente, entre empresas e universidades, no total serão mais de 70 entidades a trabalhar no Mobicar.

Um dos grandes objectivos, disse ainda Aloísio Leão, é exportar o Mobicar, abrindo portas às empresas portuguesas para vingarem no exterior.

Recorde-se que Portugal já tem mais de 100 postos de carregamento operacionais, sendo que no final de 2011 o objectivo é chegar aos 1.300 em todo o país.





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