Mobilidade elétrica: Postos elétricos começam a ser pagos dia 1 de novembro



Os carregamentos rápidos de veículos elétricos (VEs) vão começar a ser pagos a partir de dia 1 de novembro, e as tarifas serão divulgadas em meados de outubro. Pelo menos, é o que garante fonte oficial da Mobi.e, a entidade gestora da rede de postos de carregamento para veículos elétricos, em declarações à Lusa.

O começo dos pagamentos tem sofrido atrasos sucessivos em Portugal. Só este ano, os pagamentos já deveriam ter arrancado em julho e em outubro, mas a nova data parece ser novembro.

Tanto utilizadores como operadores dos postos de carregamento reclamam há vários meses a introdução dos pagamentos na rede. Uma passagem pelos vários grupos de Facebook para utilizadores de VEs em Portugal demonstra que as queixas destes passam essencialmente pelo facto de os postos de carregamento estarem constantemente avariados ou desligados. Os utilizadores de VEs acreditam que o mau estado da rede se deve essencialmente ao facto de não haver cobrança, e que esta traria um incentivo aos operadores para manterem os postos de carregamento funcionais. Por outro lado, os pagamentos iriam também acabar com a utilização abusiva, que neste momento é uma constante. Aliás, os utilizadores comentam que se nota mais VEs e híbridos plug-in (modelos com motor de combustão interna e elétrico, cuja bateria pode ser recarregada através de ligação externa; estes veículos podem, também, funcionar de modo puramente elétrico) nos postos de carregamento, e que não há pontos suficientes para todos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...