“Mobilidade para todos – Emissões Zero”: arranca hoje a Semana Europeia da Mobilidade

O tema deste ano reflete o objetivo da União Europeia de ser o primeiro continente neutro em carbono até 2050.

Este tema foi apresentado por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, ao apresentar o Pacto Verde Europeu. Pretende-se dar destaque especial à importância de um acesso a transportes zero isento e à promoção de uma mobilidade incluída.

Apesar das diferentes condições climáticas, geográficas e socioeconómicas nas áreas urbanas da Europa, podem ser tomadas medidas para promover um ambiente urbano neutro em carbono e inclusivo. Portanto, a Semana Europeia da Mobilidade 2020 incentiva as pessoas e as autoridades locais a tomarem medidas para alcançar o objetivo a longo prazo de um continente neutro em carbono.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade irá celebrar mais uma vez o prémio de Segurança Rodoviária Urbana da União Europeia, que foi promovido pela Eurocities pela primeira vez no ano passado. O prémio reconhece os esforços inestimáveis das cidades na redução de acidentes rodoviários, promovendo a mobilidade sustentável.

A coordenação a nível europeu da Semana Europeia da Mobilidade assistiu, nos últimos 20 anos, ao crescimento de iniciativas-chave que apoiam o trabalho das cidades na sensibilização para a mobilidade sustentável.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamento relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

O evento conta com a participação de milhares de localidades em mais de 40 países, sendo que em Portugal são 68 os municípios participantes, havendo atividades de norte a sul do país que vão desde entradas gratuitas em museus a caminhadas, passeios em bicicleta e inúmeras ações de sensibilização.

Pode consultar a lista completa das ações em Portugal no site oficial.

A celebração do Dia Sem Carros, que vai ocorrer a 22 de Setembro, último dia da Semana Europeia da Mobilidade,  continua este ano a promover o uso dos transportes públicos e transportes alternativos, tais como as bicicletas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...