Mobilidade sutentável e eficiência energética são os temas do Natal de Almada

A bicicleta a mobilidade sustentável e a eficiência energética são os temas do Natal da cidade de Almada, cujas comemorações decorrem de 13 a 18 de Dezembro sob o lema Viver o Natal com a Energia de Todos.

Assim, a Câmara Municipal de Almada anunciou que vai oferecer, a nove mil crianças do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do concelho, o kit O Meu Livro de Bicicletas. O livro é da autoria de Catarina Freitas, Miguel Castro, Pedro Machado, Margarida Botelho e Pêpê e dá a conhecer o universo da bicicleta.

Ao longo das 110 páginas, os autores transmitem conselhos e dicas para a descoberta da bicicleta, desde a mecânica à escolha do equipamento certo, não esquecendo os sinais e regras de trânsito ou os acessórios para pedalar com estilo e segurança. O livro é acompanhado por um jogo de tabuleiro que, de forma lúdica, explora muitos dos conhecimentos transmitidos no livro.

Recorde-se que o Green Savers é um dos parceiros deste livro.

“O kit assume-se como um presente de Natal pedagógico e gerador de atitudes positivas, já que promove a bicicleta como meio de transporte sustentável, que ajuda a manter uma actividade física regular, e contribui para a boa saúde dos seus utilizadores e também do Planeta”, explica a câmara de Almada em comunicado.

A cidade vai organizar ainda o Mercado de Natal Amigo da Terra, de 13 a 18 de Dezembro na Oficina da Cultura, em Almada Centro. A edição de 2011 tem como lema é Viver o Natal com a Energia de Todos e vai assinalar o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, que será celebrado em 2012 pelas Nações Unidas.

A pensar na eficiência energética a autarquia equipou a Oficina da Cultura, local onde decorre o mercado, com iluminação de LED´s, cerca de 90% mais eficiente do que a iluminação convencional.

No mercado de Natal Amigo da Terra, uma selecção de artesãos de todo o país e IPSS’s estará presente, dando a conhecer inúmeras ideias para presentes originais, solidários e amigos do ambiente. Da rica programação do evento fazem ainda parte mais de 20 ateliês onde os visitantes podem aprender a fazer as suas próprias prendas, poupando a carteira e o Ambiente.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...