A Modelo Continente arranca o ano de 2018 com a garantia de ter todos os hipermercados Continente com Certificação Ambiental. São 41 espaços que dispõem de um Sistema de Gestão Ambiental certificado, de acordo com a Norma Internacional ISO 14001:2015.

A obtenção destas certificações representa o reconhecimento da implementação de um processo de melhoria continua do desempenho ambiental, em todos os hipermercados Continente, por parte de uma entidade externa, a APCER. Um processo que compreendeu diferentes fases, típicas do ciclo de gestão – planeamento, execução, controlo e acção –, que incidiu em várias dimensões da realidade ambiental.

Em comunicado, a empresa explica que este era “um desafio que Sonae MC se tinha proposto alcançar: a implementação progressiva de Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a Norma ISO 14.001 em todos os hipermercados Continente.” Com o findar de 2017, foram certificadas as três últimas unidades, com o objectivo dado com “alcançado”.

Com a conquista destes certificados, o Modelo Continente vê assim a sua liderança reforçada no sector do retalho, em termos de gestão ambiental, com ganhos na gestão de resíduos, no controlo e redução do consumo de recursos naturais (água e energia), mas, também, de emissões de ruído e de poluentes atmosféricos.

Estes certificados são igualmente o garante de qualidade dos efluentes líquidos rejeitados e de eventuais contaminações de solos, massas de água ou do ar, entre outras mais valias, como a eficácia da comunicação interna e externa, que poderão ser replicadas na cadeia de valor.