Todos os Invernos, os monges Shinto que vivem nas montanhas do centro do Japão esperam que os picos de gelo conhecidos como omiwatari apareçam à superfície do lago Suwa – na tradição dos Shinto, a aparência destes picos é utilizada para prever o tempo que a Primavera trará.
A tradição remonta a 1443, o que equivale a dizer que há quase 600 anos que os monges japoneses registam dados climatéricos, incluindo o dia exacto em que o lago gelou e quantos dias passaram até que s picos de gelo se formaram.
Agora, estes dados estão a ser trabalhados pelos cientistas para perceber de que forma o clima de Inverno mudou naquela região nos últimos seis séculos. Estes são, aliás, os mais antigos registos climáticos do Planeta.
Por outro lado, e como o início dos registos precede – e muito – a revolução industrial, eles podem dar-nos uma visão interessante de como a actividade humana afectou os Invernos japoneses.
Em 1954, conta o Quartz, cientistas alemães e japoneses publicaram um artigo no qual dividiram estes dados em dois blocos, cada um com 250 anos e representando períodos pré e pós-industriais. A sua análise mostrou que, no período pré-industrial, o lago Suwa congelou duas vezes mais frequentemente que no período pós-industrial. Desde o início do século XVIII, aliás, o lago não congelou apenas 27 vezes, comparadas com as 13 dos 250 anos anteriores.
Esta semana, cientistas norte-americanos e japoneses publicaram um outro estudo, na revista Nature, em que analisaram os dados japoneses e compararam-nos com os dados do rio Torne, que passa pela Suécia e Finlândia.
Os dados do rio Torne foram recolhidos por um comerciante chamado Olof Ahlom a partir de 1693, quando o rio começou a derreter. O rio era importante para trocas comerciais, pelo que os comerciantes continuaram a manter os registos das datas em que o gelo começava a quebrar a cada Inverno.
Ao olharem para os dois registos, os cientistas descobriram que os dois cursos de água começaram a congelar mais tarde e derreter mais cedo durante a Revolução Industrial.
A taxa destas mudanças também foi progressiva: o lago Suwa permaneceu descongelado 12 vezes num período de 55 anos – entre 1950 e 2004 – comparado com apenas três vezes em 255 anos – de 1443 a 1700. O rio Torne passou por nove Invernos suaves num período de 14 anos, entre 2000 e 2013, e apenas 10 entre 1693 e 1899, um período de 207 anos.
Foto: Susonauta / Creative Commons









