Monserrate, Sintra: de abandonado a um dos melhores parques verdes da Europa (com VÍDEO)
Depois de um longo abandono, o Parque de Monserrate, em Sintra, tem sido alvo de uma reabilitação, um investimento que já ultrapassou os €700 mil e que culminou, no início de Setembro, com o European Garden Awards, um prémio independente – os parques não se podem candidatar, são escolhidos pelo júri.
“O prémio avalia um conjunto de características relacionadas com o processo de restauro associados ao jardim, mas não fica por aqui. Avalia o desenvolvimento feito ao nível do parque , educação social e educação ambiental. Monserrate reuniu o melhor que havia”, explicou ao Economia Verde Nuno Oliveira, director técnico da Parques de Sintra.
Monserrate venceu na categoria de Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico. Uma boa notícia, mas ainda há muito a fazer. “Quem trabalha em jardins sabe que o trabalho nunca está acabado, é um processo evolutivo. O próprio jardim, quando restaurado, precisa sempre de uma fase de amadurecimento. E ainda há áreas para restaurar”, continua Nuno Oliveira.
O parque recebeu 100 mil pessoas em 2012 e pode ser visitado, todos os dias, das 9h30 ás 20h. O bilhete único, que também dá acesso ao palácio, custa €7.
Veja o episódio 133 do Economia Verde.