Morcego de ponta dourada ganha o prémio “Mamífero Australiano do Ano” da revista Cosmos



O morcego de ponta dourada ganhou este ano o prémio “Mamífero Australiano do Ano” da revista Cosmos. Este pequeno morcego depende de espécies de aves para se alojar – que por sua vez dependem de insetos – de aranhas para se alimentar e, claro, da densa floresta que os protege a todos, revela a organização RiAus em comunicado divulgado no site “Scimex”.

Segundo a mesma fonte, mestre da camuflagem, o morcego de ponta dourada tem aproximadamente o comprimento do polegar de uma pessoa comum e pesa entre uma moeda de 10 e 20 cêntimos.

Os morcegos de ponta dourada têm uma dieta altamente especializada, comendo aranhas tecedoras de orbes que arrancam das suas teias. “As suas orelhas em forma de radar e os chamamentos de frequência ultra-alta que emitem permitem-lhes navegar através do sub-bosque desordenado da floresta e capturar as presas”.

As chamadas ultrassónicas de frequência extremamente alta têm alta resolução, mas diminuem com a distância, pelo que os morcegos precisam de voar perto do chão da floresta. Basicamente, estão a interpretar um mapa 3D altamente detalhado enquanto voam e ecolocalizam.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...