Movimento Algarve Livre de Petróleo quer medidas do governo para travar prospecção em Alzejur



Numa carta dirigida ao secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o Movimento Algarve Livre de Petróleo pede ao governo que trave o processo de prospecção e exploração ao largo de Alzejur, na Costa Vicentina.

Defendendo que o secretário de estado deve tomar uma “posição clara sobre o assunto” com brevidade, os responsáveis por este movimento consideram ainda que “um governo responsável deve accionar politicamente o princípio da precaução e travar de uma vez por todas e o mais rapidamente, a prospecção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur.”

A luta já é antiga, mas agora em causa estão os planos da concessionária GALP/ENI para avançar com a prospecção de petróleo na zona já em 2018.

“Este consórcio pode ainda pedir a prorrogação do prazo de extensão do contracto para fazer o furo ao largo de Aljezur até ao final do ano. O que pretende o governo fazer perante o cenário que se pode colocar no futuro, de a GALP e a ENI pedirem o prolongamento do prazo para furar na Costa Vicentina?”, questiona o grupo Stop Petróleo-Vila do Bispo, formado pelos cidadãos de Vila do Bispo e pelo Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP).

Foto: Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...