Movimento de resíduos zero faz grande sucesso nos EUA
À medida que a necessidade do movimento de resíduos zero aumenta, as cidades dos EUA começam a ver mais lojas de resíduos zero e de mercadorias a granel. Para muitos residentes, o conceito pode ser novo, mas para outros, a espera por tais lojas está finalmente a acabar, escreve o “Inhabitat”.
Construir com intenção
Segundo a mesma fonte, Isabelle DeMillan abriu o Mighty Bin para preencher uma lacuna na sua comunidade. “San Diego, surpreendentemente, não é assim tão sustentável… mas fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que me disseram, sabem, que tenho estado à espera que uma loja como esta abra em San Diego”, disse DeMillan ao site. Um sentimento que foi ecoado por todo o país pelos donos das lojas.
No caso de Jessica Thompson, proprietária e fundadora da Bee Joyful Shop, as embalagens de cera de abelha feitas em casa com os seus filhos foram transformadas em dois locais de venda a retalho em Kalamazoo e Dexter, Michigan.
“Um dos meus amigos era como se devesses vender isto em Etsy, nunca vi nada assim”, disse Thompson, e Bee Joyful foi construído a partir daí.
Quando Katie Rodgers-Hubbard fundou a Lite Foot Company, não havia tijolo e mosto.
“Queria poder ter um camião móvel para poder deslocar-me para apresentar o conceito às pessoas e também proporcionar essa forma de fazer compras”, explicou Rodgers-Hubbard.
Ela serve a grande Savannah, área da Geórgia, bem como partes do sul da Carolina do Sul, mas a fachada da loja irá abrir em Savannah em 2023. Rodgers-Hubbard disse que as pessoas já manifestaram entusiasmo por um local permanente para fazer compras, para aumentar a conveniência.
A comodidade foi outro tema recorrente quando os proprietários das lojas começaram a criar as suas lojas. DeMillan’s The Mighty Bin tem como objetivo reduzir a preocupação e o tempo de investigação em torno da sua base de clientes.
“Uma grande razão para abrir um lugar onde se sabe que as pessoas não têm de se preocupar é esta boa ou má, é tudo bom. Pode simplesmente ir com ele”, disse DeMillan. “Tirar esse trabalho às pessoas é outra forma de conseguir que as pessoas façam realmente estas mudanças, porque é mais conveniente”.
Em Cedar Rapids, Iowa, Rachel Rupert cita a cidade amiga dos pequenos negócios e que pode ser percorrida a pé como grandes contribuintes para o sucesso da Indigo River & Co.
“As pessoas que vão às compras entram na sua loja, e são como se este fosse um conceito tão fixe, que eu nem sequer sabia que isto existia”, disse Rupert.
“Nenhum destes proprietários de loja impõe a sustentabilidade aos seus clientes. Em vez disso, dão o exemplo sugerindo produtos que utilizam depois de testarem tudo na loja e conversarem interminavelmente com os fabricantes dos produtos. Muitos produtos são feitos localmente, provando que os proprietários fazem as suas compras da forma como falam.
“As pessoas tendem a sentir-se muito facilmente culpadas pelo ambiente quando começam a fazer estas escolhas”, disse Thompson. “Eles olham à sua volta [a loja] e estão tipo, oh eu deveria estar a fazer mais. Como é que eu não fiz isto no passado? Isto é tudo culpa minha”.
Mas Thompson relembra aos clientes que vivemos num mundo de plástico de utilização única.
Rupert concorda: “Ainda tenho um recipiente de viagem de café de vez em quando. Recebo um hambúrguer ou algo do Chick-fil-A quando estou com pressa”.
Não se trata de ser um instigante para as mudanças ecológicas. O que cada uma destas lojas proporciona é um lugar para aprender a ser intencional com as suas escolhas, tal como o é com as deles.
Como disse Rodgers-Hubbard: “A intencionalidade vai ser a forma de fazer as coisas”.
A educação é a chave
Não importa onde se encontre nos EUA continental, o objetivo dos seus armazéns locais de resíduos zero e de mercadorias a granel em todo o país é a educação. Isto pode parecer falsa publicidade numa sociedade capitalista, mas cada loja faz o seu melhor.
Lauren Crossman trabalhou na loja Kalamazoo da Thompson’s desde o início de abril de 2021. Desde o início do seu trabalho, ela tem visto mudanças na sua própria vida, tais como lembrar de trazer os seus sacos reutilizáveis de mercearia para a loja e escolher um único produto de limpeza multiusos em vez de ter muitos produtos de limpeza em garrafas de plástico.
“Eu mudei de alguém que pensava que eu era amigo do ambiente para alguém que realmente é”, disse Crossman, e algumas dessas mudanças têm feito a diferença na sua cidade universitária.
Devido à sua localização em pequenas cidades que se inclinam para uma política ambiental mais progressista, os estudantes universitários informaram consideravelmente as lojas. Estar localizada perto da Savannah College of Art and Design tem ajudado a informar as suas próprias práticas.
“Tenho alguns empregados que estão no programa de moda sustentável, e eles estão a educar-me sobre tecidos para usar e o que procurar. É uma coisa contínua [para todos nós]”, disse Rodgers-Hubbard.
Thompson contrata a partir de um grupo etário semelhante, uma vez que os locais da Bee Joyful Shop estão perto das universidades e disse: “Peço a todo o nosso pessoal que ajude a encontrar coisas. Por vezes, eles são as melhores pessoas porque consigo ter uma visão muito túnel disto é o que procuro”.
Contudo, a demografia de cada loja tende a variar desde a idade universitária até aos mais de 80 anos. As gerações mais velhas lembram-se de guardar frascos de marinara e frascos de compota para uso doméstico e as gerações mais novas estão entusiasmadas com a prevenção das alterações climáticas. Todos vão às lojas com intenções diferentes, mas cada um é uma zona livre de julgamentos com prioridade na educação e no encontro com os clientes onde estes se encontram nas suas viagens ecológicas.
Um futuro melhor
Pode ser assustador considerar fazer interruptores em sua casa após anos de compras em grandes superfícies para os seus produtos de limpeza. No entanto, Rupert partilhou o site Litterless que compilou uma lista de lojas de lixo zero, de baixo desperdício e a granel em todos os estados dos EUA, tornando mais fácil encontrar uma loja perto de si.
Além disso, Thompson recomenda sempre que comece numa divisão da sua casa, normalmente a lavandaria é a mais fácil porque tem sabão, lençóis para secar, um rolo de cotão e pouco mais. Depois de ter feito as mudanças para detergente líquido recarregável e bolas de secagem, pode dar um passo atrás e ver realmente o impacto que causou.
Os preços também podem ser intimidantes, mas The Mighty Bin aceita EBT para os produtos a granel que vendem, e a maioria dos produtos recarregáveis disponíveis em Indigo River & Co., Bee Joyful Shop e Lite Foot Company duram muito mais tempo porque são feitos de concentrados em vez de diluídos.
“Uma mudança coletiva para produtos de baixo desperdício será gradual, mas à medida que mais lojas como estas surgirem pelo país, mais comunidades irão investir no seu próprio impacto no planeta”, conclui o “Inhabitat”.