Mulher chinesa afirma ter 127 anos. Conheça o segredo da sua vida saudável (com FOTOS)
Luo Meizhen, que vive na província chinesa de Guangxi, poderá ter celebrado o seu 127º aniversário recentemente. Dizemos “poderá” porque não há confirmação oficial do feito, que acrescentaria pelo menos cinco anos ao antigo recorde de longevidade, que pertence à francesa Jeanne Calment.
Meizhen terá nascido em 1885 – três anos antes de Eça de Queiroz publicar “Os Maias” e no ano em que Machado de Assis escreveu “Casa Velha” – apesar dos certificados de nascimento apenas terem começado a ser emitidos em 1945.
De acordo com a imprensa, Luo vive com o seu único filho e diz que o segredo da sua longevidade é uma alimentação cuidada, a ausência de doenças – nunca levou uma injecção na sua vida – e os genes. É que esta região é conhecida pela longevidade dos seus cidadãos – 74 em 238 mil têm mais de 100 anos.
Segundo a ChinAfrica, as pessoas desta região têm um sono adequado, comem sobretudo vegetais sem pesticidas que eles próprios plantaram – e pouca carne – e não gostam de fritos.
O ar puro e ausência de poluição da região também ajuda ao grande número de centenários. A fama é tanta que Guangxi está a ser inundada por turistas à procura do segredo da eterna juventude.
De acordo com a Sociedade Gerontológica da China, há registos de uma pessoa desta região que morreu em 1911. Segundo esta instituição, a pessoa teria 142 anos. Mas esta parte já será ficção, certo?