Multinacional portuguesa revoluciona pagamentos móveis na Turquia
A multinacional portuguesa TIMWE – sim, é uma empresa portuguesa -, que opera nas áreas do mobile marketing, mobile entertainment e mobile Money, desenvolveu uma tecnologia inovadora que permitiu à operadora móvel turca Turkcel ser a primeira operadora do mundo a introduzir um porta-moedas móvel.
O projecto usa a tecnologia NFC e a aplicação Mobile Order, onde as aplicações NFC Launcher e NFC Loyalty da TIMWE estão instaladas, em conjunto, com o serviço Cep-T Cuzdan da Turkcell, um serviço de porta-moedas para telemóvel mobile que usa a tecnologia NFC.
Assim, os telefones MaxiPlus estão equipados com um íman de frigorífico, trazendo uma Tag NFC à qual os utilizadores devem encostar o seu telefone para aceder à aplicação. Uma vez dentro da aplicação, os utilizadores tem acesso à lista dos produtos das empresas participantes, podendo visualizar, explorar e comprar os produtos.
“Todos eles são exibidos com o nome, uma breve descrição, preço, logótipo e quantidade disponível. A aplicação funciona através de um servidor próprio que permite alterar todos os detalhes dos produtos em tempo real”, explica a TIMWE em comunicado.
O Burger King, a cadeia de supermercados Migros, a companhia de combustível e energia Aygaz e o fornecedor de garrafas de água Pursu são as primeiras empresas a ter os seus produtos disponíveis através da aplicação Mobile Order.
O NFC Launcher é uma solução baseada na cloud que permite gerir campanhas de marketing usando a tecnologia NFC, possibilitando às marcas a gestão das suas tags (etiquetas), cartazes inteligentes e todas as comunicações efectuadas através desta tecnologia.
A solução desenvolvida pela TIMWE tem duas componentes: a aplicação móvel instalada no dispositivo móvel de cada utilizador e o backoffice web que permite fazer a gestão de tags, promoções e campanhas de forma fácil e em tempo real.
“O sucesso da aplicação NFC Launcher nos telefones da Turkcell é uma consequência directa da estratégia que a TIMWE tem seguido de enfoque na inovação para soluções de monetização móvel», explica Diogo Salvi, CEO da TIMWE.