Mundial: estádio Mineirão é o primeiro a ser completamente alimentado a energia solar (com FOTOS)



O Mundial de Futebol está a chegar ao fim e, se todas as atenções se concentram agora na final do próximo domingo, existem ainda alguns aspectos do evento a destacar – como é o caso do estádio Mineirão.

Oficialmente denominado Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, como é popularmente conhecido, abriu portas em 1965. Contudo, para albergar os jogos do Mundial de Futebol, este estádio de Belo Horizonte passou por uma profunda remodelação. Do projecto de requalificação do espaço fez parte a colocação de 6.000 painéis solares na cobertura. A iniciativa foi da empresa eléctrica local, a CEMIG, e fez do Mineirão o primeiro estádio a ser utilizado num Mundial de Futebol completamente alimentado a energia solar.

Os painéis instalados produzem mais energia do que aquela que o estádio necessita – cerca de 1.600 megawatts por hora. Como tal, 10% da energia que não é utilizada vai directamente para a rede eléctrica pública, refere o Inhabitat.

Embora o Mineirão seja o primeiro estádio de um evento oficial de futebol a ser totalmente alimentado com energia solar, não é o primeiro estádio do género do mundo. O projecto eléctrico do Mineirão teve como exemplos o estádio de Friburgo, na Alemanha, e o estádio de Berna, na Suíça, que também funcionam completamente a energia solar.

[nggallery id=721 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...