Mundial vai emitir 1,4 milhões de toneladas de CO2



O Mundial de Futebol que se realiza este mês, no Brasil, deverá emitir 1,4 milhões de toneladas de CO2, entre emissões directas e indirectas. O número foi anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro, liderado por Izabella Teixeira, que desenvolveu uma metodologia para esta projecção.

Segundo Izabella Teixeira, as emissões directas serão na ordem das 60 mil toneladas. Estas já terão sido compensadas pelas empresas. “O Mundial está a mitigar 100% das emissões directas, que são as estabelecidas sob o nosso domínio: hospedagem, construção e mobilidade”, explicou.

As emissões indirectas são geradas pelo transporte aéreo internacional e as que não são relacionadas com roteiros definidos pelas cidades-sede.

Segundo o Planeta Sustentável, uma das ferramentas que ajudou o Governo brasileiro a calcular as emissões indiretas é o Passaporte Verde. O projecto, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), tem o objetivo de propor escolhas sustentáveis aos turistas.

Além da mitigação e compensação das emissões e da ampliação do Passaporte Verde, os ministros brasileiros anunciaram, na semana passada, políticas públicas na gestão de resíduos sólidos, com a inclusão de catadores de material reciclável e colecta selectiva nas iniciativas, e a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que irá distribuir kits de alimentos para os voluntários e instalar, nas cidades-sede, quiosques de comercialização de produtos orgânicos e da agricultura familiar.

Finalmente, todos os estádios terão o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). As arenas Castelão, em Fortaleza, e Fonte Nova, em Salvador já receberam o reconhecimento internacional. As certificações de seis estádios (Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife) devem ser entregues até o início da competição, e as quatro restantes (Cuiabá, Porto Alegre, São Paulo e Natal), até o final de 2014.

Foto:  Thomás / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...