Municípios têm nova oportunidade de se juntar à Viagem pelo Clima

A Viagem pelo Clima, uma iniciativa da GET2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, regressa para a sua terceira edição, proporcionando aos municípios a oportunidade de integrarem um roteiro sustentável, onde três equipas de quatro participantes irão viajar durante 14 dias, promovendo ações sustentáveis com impacto positivo nas regiões aderentes, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, as autarquias já podem manifestar o seu interesse em participar, tendo assim a oportunidade de envolver diretamente os seus cidadãos em iniciativas de sustentabilidade, enquanto ganham visibilidade pelas suas boas práticas ambientais. Integrar este roteiro implica tornar-se um ponto de paragem crucial para a transformação climática na região e contribuir para um futuro mais sustentável.
Com um histórico de impactos positivos de norte a sul do país, a Viagem pelo Clima tem trazido benefícios concretos aos municípios parceiros, promovendo a sustentabilidade, a inovação e o envolvimento da comunidade.
A iniciativa tem reforçado a educação ambiental, incentivado a economia circular e a inclusão social e impulsionado soluções inovadoras para a eficiência energética e gestão de resíduos. Além disso, tem demonstrado como a mobilização das comunidades pode levar a mudanças concretas, resultando numa melhoria da qualidade de vida, no fortalecimento dos laços comunitários e na valorização ambiental das regiões.
Os municípios que participaram nas edições anteriores da Viagem pelo Clima registaram impactos concretos nas suas comunidades. Alguns exemplos concretos são o de Gouveia que reativou o Festival da Água, sensibilizando para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Faro avançou com um plano estratégico de sustentabilidade criado por alunos vencedores do Concurso de Ideias Mini COP trazendo inovações em áreas como a eficiência energética e a redução do consumo de água nas escolas. Cascais envolveu mais de 2.000 crianças em programas pedagógicos sobre valorização dos recursos naturais.
Em Arronches, estabelecimentos adotaram práticas sustentáveis, como a recolha de borras de café e a certificação ambiental de cafés e restaurantes. Torres Vedras promoveu a mobilidade inclusiva com o programa ‘Pedalar Sem Idade’. Mangualde lançou um projeto piloto de recolha de bio resíduos porta a porta. Odemira incentivou a cozinha sustentável através de competições sem desperdício. Já em Penafiel, um workshop de upcycling restaurou móveis descartados, entregando-os a famílias vulneráveis e reforçando a economia circular.
Além das iniciativas concretas nos municípios parceiros, a Viagem pelo Clima tem destacado os ‘heróis do clima’ através das Climate Stories e de negócios sustentáveis de cada região, reconhecendo pessoas, projetos e entidades locais pelo seu valioso contributo para a sustentabilidade.
No ano de 2024, durante a viagem, mais de 1000 pessoas conheceram a sua pegada de carbono individual, através da aplicação da GET2C, Get2ZeroForPeople, levando-os a refletir sobre o impacto que as suas atividades diárias têm no meio ambiente.
Para ser um município parceiro, basta entrar em contacto diretamente com a equipa da GET2C através do email viagempeloclima@get2c.pt.
Candidaturas abertas para a 3ª edição da Viagem pelo Clima
Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos já se podem candidatar para integrar a 3ª edição da Viagem Pelo Clima, uma competição única que percorre o país de forma sustentável, promovendo um impacto positivo nas comunidades envolvidas. O grande prémio este ano é a participação na COP30, que vai decorrer no Brasil.
A viagem que acontece em julho, durante 14 dias, inclui alojamento, transportes e alimentação durante o período da viagem.
Para se candidatar basta preencher o formulário até ao dia 31 de março.