Municípios transmontanos integram Rede ecoCITRAS

Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços integraram uma rede de cidades ecológicas. A ecoCITRAS é uma estratégia de desenvolvimento comum.

Green Savers

Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços, em Trás-os-Montes, integraram uma rede de cidades ecológicas. A ecoCITRAS é uma estratégia de desenvolvimento comum e irá funcionar como uma agência de desenvolvimento local.

A ideia, segundo o Correio da Manhã, é que os seis municípios cooperem entre si, reforçando sinergias e complementando-se. O projecto facilita ainda a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios urbanos abrangidos e a articulação dos investimentos municipais.

O plano de acção, assente no conceito “Eco”, prevê um investimento de 15 milhões de euros em cinco projectos, em cada uma destas seis cidades, que totalizam perto de 148 mil habitantes, além de aproveitar e potenciar os recursos já existentes.

Os seis municípios vão adoptar um modelo de desenvolvimento comum em torno da sustentabilidade ambiental, nas vertentes da agro-indústria, da energia, do turismo e da construção, que será pioneiro no país.

Em Valpaços, por exemplo, o projecto será visível na futura Casa do Vinho, um investimento de cerca de um milhão e meio de euros, que nasce da estratégia comum de optimizar o potencial das infra-estruturas e equipamentos, numa perspectiva de rede, promovendo a partilha de recursos e de conhecimento, ao mesmo tempo que promove a visibilidade nacional e internacional de Trás-os-Montes.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.