Museu Nacional do Brasil: 200 anos de história perdidos em incêndio
O Museu Nacional, o mais antigo e importante museu de ciência e história Brasileiro, foi destruído num incêndio de grandes dimensões domingo ao final do dia. Acredita-se que a maior parte dos 20 milhões de objetos que estavam armazenados no museu tenham sido destruídos pelo fogo.
O fogo no Museu Nacional no Rio de Janeiro terá começado este domingo, depois de o museu fechar ao público. Não houve feridos mas as perdas relativas à ciência, história e cultura Brasileiras são incalculáveis.
Cristina Serejo, umas das vice-presidentes do museu, disse que “era o maior museu de história natural da América Latina. Temos coleções de valor incalculável. Coleções que têm mais de 100 anos de idade.”
“Não vai sobrar absolutamente nada do Museu Nacional. Os 200 anos de história do país foram queimados”, disse o vice-presidente, Luiz Fernando Dias Duarte à rede Globo.
Segundo o El País Brasil, ainda não há pistas sobre o que terá dado origem ao incêndio, apesar de se saber que a instituição vinha a perder investimento desde pelo menos há três anos.