My Little Garden: empreendedorismo, design e sustentabilidade que nos chega de Leiria



Se costuma ler o Green Savers, conhece a nossa predilecção por projectos de empreendedorismo que misturem sustentabilidade e design, iniciativas que tenham uma ideia bem estruturada e fundamentada por trás. O projecto de que lhe hoje falamos, My Little Garden, tem tudo isto.

Desenvolvido por Anthony Carter em Leiria, bem no centro de Portugal, o My Little Garden dá uma nova vida às garrafas de vinho, colocando-as como centro de um kit de ervas aromáticas. “O bottle kit My Little Garden é um projecto que nasce do meu gosto pela horta e pelas tendências conscientes de consumo. Se cada um de nós produzir dois ou 3% dos frescos que consome, o impacto desta medida é extremamente positivo e significativo em termos ambientais”, explicou Carter ao Green Savers.

O projecto nasceu de um “velho hábito” do empreendedor: fazer as próprias prendas natalícias. Este kit de ervas aromáticas foi elaborado no Natal de 2011 e a reacção foi tão positiva que o My Little Garden ganhou aí os seus primeiros contornos.

A matéria-prima principal, as garrafas de vinho, é recolhida por Anthony nos restaurantes da zona de Leiria, que “simpaticamente” se disponibilizaram para o ajudar no projecto. As sementes são fornecidas por uma empresa que embala com a etiqueta My Little Garden. “São sementes não tratadas, certificadas pelo fornecedor. Este é um dos requisitos de que não abdico, e até prefiro ter menos variedade de ervas”, explica o empreendedor. Tudo o resto é comprado localmente.

Sendo um projecto pessoal, o My Little Garden não tem colaboradores. Nem Anthony Carter, de resto, se dedica a 100% ao projecto, até porque trabalha no departamento comercial de uma multinacional de transportes expresso.

As garrafas são processadas por uma empresa local – com seis funcionários – sendo a lavagem e remoção de rótulos assegurada por um grupo de escuteiros da zona de Leiria. O design e imagem é trabalhado por Filipe Avillez Figueiredo. Tudo o resto – recolha de garrafas, enchimento dos sacos de substrato, enchimento dos sacos de argila, montagem dos kits – é feito por Anthony.

A curto prazo, o empreendedor que vender estes bottle kits em pelo menos uma loja de referência de cada cidade do País – das principais, claro. Depois, avança para o lançamento de um site oficial, passando a vender por via online.

A médio prazo, o empreendedor quer tornar o projecto suficientemente sólido para contratar um funcionário – ele próprio! “Assim terei a oportunidade de ter um papel mais activo em áreas que cada vez mais me fazem sentido: ambiente e sustentabilidade”, concluiu o responsável.

Leia parte da entrevista do Green Savers a Anthony Carter.

Onde podemos encontrar o My Little Garden?

Podemos encontrar os bottle kits My Little Garden nas lojas referidas na página oficial do Facebook e em feiras. A próxima saída de rua programada é no dia 13 de Setembro, na Vogue Fashion’s Night Out. Este ano o LXmarket foi convidado a abrir o mercado neste evento, que por sua vez endereçou um convite ao My Little Garden para estar presente juntamente com um grupo restrito de projectos. De 14 a 16 de Setembro estamos na Feira Alternativa de Lisboa. Todas as novidades – lojas e feiras – serão actualizados na página do Facebook.

Quando foi lançado o projecto e qual o investimento inicial?
O projecto, como referido, foi lançado já em 2012. O investimento inicial ainda não está completamente aferido mas deverá rondar os €4.000 (R$10,1 mil).

Qual a recepção que encontrou, por parte dos cidadãos, ao seu projecto?
O feddback em relação ao produto tem sido muito positivo e inspirador. Trata-se de um produto que, embora não seja essencial numa casa, é muito atractivo e diferenciador.

O conceito em si (reciclar e reutilizar), o design, os elementos principais que constituem o bottle kit (sementes não tratadas, substrato certificado, embalagem em papel reciclado) e o sistema de auto-rega (capilaridade) são os factores mais referidos por quem comenta o projecto. Portanto, tenho sentido que posso continuar a dar asas à imaginação.

Que outras novidades nos pode contar sobre o My Little Garden?

Num futuro próximo, os bottle kits terão mais três a cinco espécies de aromáticas. Conto também lançar bottle kits com alguns chás, flores comestíveis e eventualmente algumas ornamentais. Está pensado também o lançamento de uma gama orientada e assinada por uma pessoa que considero uma referência no mundo das plantas aromáticas e medicinais, sendo que este último está ainda em fase muito embrionária. As crianças também não estão fora dos planos, mas cada coisa a seu tempo.

No futuro, que outros produtos pensa lançar sob esta marca?

Tal como a marca My Little Garden indica, tudo o que daqui for lançado vai ser com o objectivo de motivar as pessoas a produzirem pelo menos parte do que consomem em termos de hortícolas e ervas frescas, independentemente do local onde vivem e do espaço que têm disponível. Até ao momento apenas foram lançados os bottle kits, mas num futuro próximo serão desenvolvidos novos produtos.

Acredito que começa a ser senso comum o facto de que todos podemos fazer crescer algo, nem que seja uma alface, onde estivermos com as condições que temos.

A partir daqui, o My Little Garden vai-se propor a oferecer às pessoas que partilhem desta ideia as ferramentas para o fazerem, desde o mais simples kit de germinados a pequenas hortas de interior e exterior. O denominador comum em todas as ofertas do projecto será a reciclagem – e se possível a reutilização. Cada vez mais é imperativo que consigamos dar nova vida à maior parte possível dos resíduos que produzimos. E, com dedicação e bom gosto, tudo é possível.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...