Nabta Playa, o primeiro observatório astronómico do mundo



Localizado no continente africano, o Nabta Playa fica a cerca de 1000 Km a sul da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Foi construído há mais de sete mil anos, tornando-o o mais antigo círculo de pedras do mundo – e possivelmente o mais antigo observatório astronómico da Terra. Esta construção consiste em grandes alinhamentos de pedras que indicavam o surgimento de certas estrelas em determinadas épocas do ano e um calendário cíclico que indica a direção do solstício de verão.

“Aqui está a primeira tentativa dos seres humanos de estabelecer uma conexão séria com os céus”, diz J. McKim Malville, professor emérito da Universidade do Colorado e especialista em astronomia, à revista Astronomy Magazine. “Foi o início da astronomia observacional”, acrescenta ele. “O que eles pensaram sobre isso? Eles imaginaram que essas estrelas eram deuses? E que tipo de conexões eles tinham com as estrelas e as pedras?”, questiona o especialista.

O povo de Nabta Playa viajava através do Saara, muitas vezes de um lago para outro, levando os seus animais para pastar e beber. “A experiência deles foi bastante semelhante aos navegadores polinésios que tiveram que navegar de um lugar para outro”, explica Malville. “Eles usavam as estrelas para viajar pelo deserto para localizar pequenos poços como o de Nabta Playa, que tinha água durante quatro meses por ano”, acrescenta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...