Nanotecnologia ajuda a separar hidrogénio da água do mar



Produzir hidrogénio a partir de água, já era possível. Mas fazê-lo de forma barata e eficiente, ainda ninguém tinha conseguido. Até agora.

Este avanço, que pode significar mais uma fonte de produção de energia alternativa e barata só foi possível graças à nanotecnologia, que “abriu uma nova janela para moléculas de água real”. Quem o diz é Yang Yang, um investigador da equipa da Universidade da Flórida Central que descobriu este novo método de extracção.

Adequado para ser explorado em zonas do planeta onde haja muito sol e muito oceano, este método utiliza um novo nanomaterial que actua como fotocatalisador, estimulando a reacção química que ocorre quando a luz atinge a superfície da água do mar – no caso a produção de hidrogénio.

O novo nanomaterial captura um espectro mais amplo de luz do que outros materiais, o que lhe permite captar mais energia do sol. Além disso foi especialmente concebido para resistir às condições difíceis do mar.

Ainda em fase de testes, mas com resultados promissores, este método foi divulgado na revista científica Energy & Environmental Science. Se chegar à fase de comercialização, quer dizer que o seu custo é competitivo, o que colocará o hidrogénio no ranking das energias alternativas mais promissoras.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...