Não, não é uma flor a andar: é um inseto muito peculiar
No meio da floresta tropical da Área de Conservação do Vale de Danum, no Estado de Sabah, na Malásia, foi encontrado um inseto muito peculiar em pleno século XXI: uma espécie de esperança, idêntica a uma folha, nomeada Eulophophyllum kirki.
De coloração rosa e verde e com cerca de 4 centímetros de comprimento, o pequeno inseto passa despercebido por entre a folhagem devido a um fenómeno chamado mimetismo. No entanto, esta cor deve-se ao facto de ser uma fêmea, porque os machos são completamente verdes.
A Eulophophyllum kirki pertence à ordem Orthoptera, do qual fazem parte os gafanhotos e os grilos, e à subfamília Phaneropterinae. O seu nome foi dado em homenagem ao fotógrafo que a encontrou, Peter Kirk.
De acordo com a base de dados Orthoptera Species File (OSF), estas espécie é um holótipo, ou seja, é o único exemplar conhecido da espécie que serviu como referência para a descrição da mesma.
O animal foi eleito uma das 10 principais espécies identificadas em 2016 pelo College of Environmental Science and Forestry da Suny State University of New York (SUNY-ESF). Segundo o estabelecimento de ensino, como o inseto foi descoberto numa área altamente protegida não pode ser colhido para análise.
Uma curiosidade é que o género Eulophophyllum foi criado em 1922 por Morgan Hebard, e durante quase um século não teve outra espécie além da Eulophophyllum thaumasium. Só em 2016 foram identificadas as duas novas espécies Eulophophyllum lobulatum e Eulophophyllum kirki.
Fontes consultadas: SUNY-ESF e OSF.