Não pode ir a uma grande superfície este fim-de-semana? Já pode ajudar o Banco alimentar… online
Este fim-de-semana não é preciso passar por um hiper ou supermercado para ajudar o Banco Alimentar. A instituição liderada por Isabel Jonet rendeu-se às novas tecnologias e permite, pela primeira vez, que os cidadãos doem alimentos através da internet.
“Achámos que era chegado o momento de ter uma campanha em que a doação é feita online através de um vale de alimentos que representa sempre um produto, porque a lógica é sempre de que as pessoas doem produtos e não dinheiro”, explicou à Lusa Isabel Jonet.
A doação de bens pode ser feita através deste site, onde estarão disponíveis seis produtos à escolha: leite, açúcar, atum, salsichas, azeite e óleo. Através de uma negociação do Banco Alimentar, estes produtos estarão a um preço mais baixo que nas superfícies comerciais.
Para ajudar basta aceder ao site, escolher o que quer doar, meter no saco virtual e receber, de seguida, uma referência multibanco onde pode fazer o pagamento. Depois de feito o pagamento, quem ajuda recebe um recibo igual ao valor do donativo, com relevância fiscal.
“Isto permite chegar a um público que normalmente compra online ou que compra ao fim do dia, a correr, e não utiliza o fim-de-semana para as suas compras. Também permite chegar a um público mais jovem, que está nas redes sociais mas que são os familiares que vão às compras”, explicou também Jonet.
De acordo com a responsável – que já tinha lançado, no início do ano, o Volunteerbook – há muitas pessoas que “andam na internet, nas redes sociais e se esquecem que há um mundo real onde as pessoas precisam de comer. Para mim, o grande mérito desta campanha é fazer a ponte entre o mundo que é virtual, onde as pessoas vivem por vezes vidas que não são verdadeiras, e o mundo puro e duro, real, onde ainda há pessoas que têm falta de comer”.
O projecto resulta de um trabalho em conjunto com a Microsoft, que facilita a plataforma e publica a iniciativa em todos os seus suportes, como o MSN ou Hotmail.
E a verdade é que, apesar de ter sido lançado ontem, o site já conta com milhares de quilos de alimentos doados. Ora veja em http://www.alimentestaideia.net.