Não tem carro, não há problema! Pelo menos nestas cidades



Quando se procura um sítio para viver, muitas vezes começa-se por um emprego, uma casa e acesso a cafés e museus. Se tiver um carro, o transporte pode estar no fim da sua lista. Quando planeia umas férias, pensa em como vai lá chegar e no que vai fazer quando lá estiver. Pode pensar no transporte no momento da chegada, mas, em muitos casos, acaba por alugar um carro.

No entanto, o transporte ecológico é a forma como devemos começar a planear as nossas férias e a escolher o local onde vivemos. Os veículos de passageiros, incluindo os autocarros, produzem cerca de 45,1% de todas as emissões de carbono associadas aos transportes. Ao reduzir o número de carros, partilhando o automóvel ou conduzindo menos, utilizando os transportes públicos, podemos reduzir significativamente a produção de emissões de carbono, quer estejamos a ir para o trabalho ou de férias. Dito isto, avança o “Inhabitat”, algumas cidades tornam o transporte ecológico mais fácil do que outras.

As cinco principais cidades internacionais com o transporte mais ecológico em 2023

  1. Amesterdão, Países Baixos

Amesterdão é bem conhecida pelo seu ciclismo, mas sabia que também há ruas sem carros? Estas ruas servem tanto os ciclistas como os peões e estão separadas das ruas dos carros, o que significa que são mais seguras para ciclistas e peões. Em Amesterdão, os carros representam apenas 15% de todos os transportes.

  1. Roterdão, Países Baixos

Sem surpresa, uma segunda cidade holandesa aparece nesta lista. O conceito holandês de autoluw significa “quase sem carros” e espalhou-se por várias cidades em todo o mundo. Roterdão iguala Amesterdão no número de caminhos-de-ferro, mas são utilizados mais carros para se deslocar.

  1. Graz, Áustria

Nesta cidade austríaca, as bicicletas representam 29% de todo o trânsito, enquanto os carros representam 33%. No entanto, é mais barato alugar um veículo elétrico ou híbrido em Graz do que alugar um carro com motor a gasolina.

  1. Helsínquia, Finlândia

Na capital da Finlândia, os carros representam 18% e as bicicletas 21% de todos os transportes, com mais de 4000 bicicletas disponíveis para aluguer.

  1. Estocolmo, Suécia

Os carros representam 17% dos transportes na maior cidade da Suécia, mas as bicicletas só representam 14%. Em vez disso, os suecos e os turistas utilizam os caminhos-de-ferro públicos e as estradas pedonais para se deslocarem.

As cinco principais cidades dos EUA com o transporte mais ecológico em 2023

  1. Nova York, NY

Se não tem carro e não quer ter carro, mude-se para Nova Iorque. Classificada em primeiro lugar no que diz respeito ao estilo de vida sem carros, Nova Iorque tem 230 quilómetros de linhas de metro em todos os bairros, apoiando também políticas de energias renováveis.

  1. São Francisco, CA

São Francisco está num nível totalmente diferente da maioria das cidades quando se trata de transporte sustentável. Com cerca de 11 estações de combustível alternativo por quilómetro quadrado, é uma das cidades mais amigas das bicicletas e mais fáceis de se deslocar sem carro nos EUA.

  1. Boston, MA

Em termos gerais, Boston ocupa o terceiro lugar na maioria das formas de transporte, incluindo transportes públicos e acesso a estações de combustível alternativas. Com mais de 1500 bicicletas para alugar em toda a cidade, Boston é fácil de andar de bicicleta e a pé.

  1. Jersey City, NJ

Com acesso a transportes públicos e algumas estações de combustível alternativas, Jersey City empata com várias outras cidades no que diz respeito às emissões de gases com efeito de estufa mais baixas, provando que menos carros podem fazer a diferença.

  1. Washington D.C.

Entre o Metrorail, o Metrobus e o programa Capital Bikeshare, D.C. tem tudo o que precisa em termos de transportes públicos. Estes meios de transporte cobrem toda a cidade de Washington D.C. e permitem-lhe mesmo visitar cidades vizinhas sem ter de entrar num carro.

“Quer se pretenda mudar ou visitar, há cidades em todo o mundo que estão a fazer o seu melhor para facilitar os transportes para as pessoas e para o planeta. Embora a classificação das cidades em termos de sustentabilidade possa ser complicada devido a todos os fatores que intervêm, desde a política e a arquitetura à produção de alimentos e à poluição, os transportes devem desempenhar um papel importante na forma como todos tomamos as nossas decisões. Da próxima vez que visitar um novo local, informe-se sobre os transportes públicos ou veja se pode alugar algumas bicicletas. Nunca se sabe o que se pode descobrir fora de um carro”, conclui o site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...