NASA: colapsos de terra podem ser previstos com a antecedência de um mês (com FOTOS)



A ideia que que a qualquer momento o chão se possam abrir e engolir tudo o que esteja na sua superfície já foi cenário de vários filmes de ficção científica. Porém, a verdade é que à medida que a população mundial cresce e são desenvolvidas novas maneiras de explorar os recursos do subsolo, os colapsos e desabamentos de terra são cada vez mais frequentes, dando origem a grande crateras no solo.

Exemplo destes buracos que engolem tudo à superfície foi o desabamento de 2010 em Guatemala, que “engoliu” um prédio de três andares, ou o buraco que em Campolide, Lisboa, “engoliu” um autocarro. Contudo, esta situação pode ser minimizada, segundo indica a NASA.

A agência espacial norte-americana revelou que desenvolveu uma técnica que permite prever os colapsos e desabamentos de terrenos com a antecedência até um mês, o que permite salvar vidas e recursos. A previsão é feita através de interferometria, com um radar de abertura sintética, que pode ser colocado em avisões ou satélites para monitorizar as áreas de potenciais colapsos, refere o Quartz.

Este radar monitoriza o solo várias vezes em vários comprimentos de onda, para poder construir os interferogramas, que permitem visualizar pequenos movimentos da superfície terrestre, incluindo potenciais terramotos ou os efeitos das cheias nas margens dos rios.

Dadas as potencialidades desta tecnologia, os Estados Unidos estão a trabalhar em colaboração com a Índia para lançar um satélite equipado com este tipo de radar dentro dos próximos sete anos.

 Fotos:  horslips5 e  ericheatherh / Creative Commons

[nggallery id=319 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...