NASA descobre dois planetas semelhantes à Terra



A sonda espacial Kepler, da NASA, descobriu oito novos planetas fora do Sistema Solar. Entre o novo grupo de corpos celestes extra-solares estão o Kepler-438b e o Kepler-442b, que de acordo com os investigadores são os planetas mais semelhantes à Terra encontrados até à data.

A descoberta foi anunciada esta terça-feira, nos Estados Unidos, durante o encontro anual de inverno da Sociedade Astronímica Americana, em Seattle.

Os novos planetas descobertos são inferiores a 1,5 vezes o diâmetro da Terra e orbitam estrelas mais pequenas e mais frias que o Sol. Os recém-descobertos corpos celestes estão situados numa zona do universo conhecida como Goldilocks. Esta zona é teoricamente habitável por reunir um conjunto de constantes físicas universais dentro de um intervalo pequeno e que favorecem o desenvolvimento de vida, nomeadamente a localização nas zonas habitáveis das suas estrelas – a região onde as temperaturas permitem a existência de água líquida na superfície do planeta.

E é entre estas zonas que se encontram o Kepler-438b e o Kepler-442b. “Estes candidatos representam as analogias mais próximas do sistema Terra-Sol encontrados até à data, e é disto que o Kepler tem estado à procura”, afirma Fergal Mullally, investigador do Ames Research Center da NASA e do SETI Institute, cita a National Geographic.

O Kepler-438b, a 475 anos-luz, é 12% maior do que a Terra e uma probabilidade de 70% de ser rochoso. O planeta realiza o seu movimento de translação em 35 dias e recebe mais 40% de luz que a Terra. Já o Kepler-442b, a 1.100 anos-luz, é 33% maior que a terra e realiza uma órbita completa em torno da sua estrela em 112 dias, tendo 60% de probabilidade de ser rochoso.

O Kepler foi lançado a 7 de Março de 2009 e já descobriu 1.004 novos planetas além do Sistema Solar até à data.

Foto: David A. Aguilar / Harvard-Smithsonian Center for Astrophisics





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...