NASA está a testar novas asas que mudam de forma para tornar aviões mais ecológicos



O tráfego aéreo é responsável por 5% das emissões totais de dióxido de carbono (CO2).Como parte de um esforço para desenvolver novos aviões e reduzir o impacto ambiental da indústria da aviação, a NASA começou a testar recentemente novas asas que mudam de forma durante as diferentes fases do voo.

Os testes estão a ser conduzidos através do Environmentaly Responsible Aviation (ERA) Project, que substituiu as asas convencionais de alumínio dos aparelhos por asas que mudam de posição que se podem revelar mais aerodinâmicas, aumentar a eficiência de combustível e reduzir o ruído na descolagem e aterragem.

“Este teste de voo é uma das oitos demonstrações de larga escala de tecnologia integrada do Projecto ERA com o objectivo de demonstrar melhorias no arrasto, peso, ruído, emissões de reduções de combustível”, indica Fay Collier, gestor do Projecto ERA, no Langley Research Center da NASA, cita o Inhabitat.

Espera-se que a nova tecnologia possa ter um impacto positivo no futuro da aviação. Os materiais ultraleves avançados deverão reduzir o peso estrutural das asas e dar aos engenheiros a possibilidade de modelarem asas mais aerodinâmicas que possam promover a eficiência de combustível, reduzindo os impactos ambientais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...