NASA revela 10 anos de atividade solar num fantástico vídeo em timelapse

As fotos foram tiradas pelo Solar Dynamics Observatory da agência, que faz uma década em junho que mantém uma vigília quase ininterrupta sobre a nossa estrela-mãe, desde a sua posição na órbita terrestre geossíncrona.

O Solar Dynamics Observatory (SDO) foi lançado em fevereiro de 2010 com a missão de revelar o funcionamento da nossa enigmática estrela e esclarecer como o clima espacial pode influenciar a vida na Terra. Para isso, foi equipado com três instrumentos científicos de ponta, capazes de investigar uma série de processos que ocorrem dentro e ao redor do Sol, incluindo o controlo do seu campo magnético e a natureza do vento estelar que flui por todo o sistema solar.

Ao longo de 10 anos, a sonda capturou em média uma imagem da nossa estrela a cada 0,75 segundos, acumulando uns impressionantes 425 milhões de imagens do Sol e transmitindo 20 milhões de gigabytes de dados de volta à Terra.

O SDO não consegue fixar o obturador no Sol 100% do tempo. As imagens ocasionais em que o Sol desaparece completamente ou aparece fora do centro representam períodos durante os quais a sonda foi forçada a interromper rapidamente a observação da estrela, de forma a recalibrar os seus delicados instrumentos. Também existem quadros no vídeo que mostram casos raros durante os quais os planetas passam entre o observatório e a estrela-mãe.

Assista ao fantástico vídeo abaixo:

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...