Nasceu uma nova horta comunitária no Sonae Campus na Maia



O Sonae Campus, situado na cidade da Maia, trouxe à vida uma horta comunitária. Situada na cobertura verde de um dos armazéns de logística da sede da Sonae, é composta por 20 espaços de cultivo e vai produzir cerca de 700 quilogramas de produtos hortícolas, como legumes e ervas aromáticas, por ano.

A horta será mantida por colaboradores do Grupo, em regime de voluntariado, ficando estes responsáveis pelo seu cultivo, manutenção e desenvolvimento. Além disso, o projeto foi pensado para ser sustentável e ecoeficiente, incorporando tecnologia que permite uma poupança anual no consumo de água de 195 mil litros e uma redução anual de 1.400 quilogamas de emissões de dióxido de carbono (CO2). O projeto vai permitir também valorizar os resíduos orgânicos dos espaços de restauração que existem no complexo, nomeadamente, através da utilização de vermicompostores para transformação em adubos naturais. Toda a produção será doada a uma Instituição de Solidariedade Social local.

A horta comunitária contribui, assim, para reforçar os eixos estratégicos da Sonae de Pessoas e Planeta, reduzindo a pegada ecológica do Grupo, contribuindo para a comunidade local e para o bem-estar dos colaboradores ao fomentar o networking e a aprendizagem.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Noocity, start-up portuguesa que promove a Agricultura Urbana, e faz parte do projeto europeu PROBONO, que visa aumentar a biodiversidade, a inovação social e a colaboração no Sonae Campus.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.