Natalidade: como fazer crescer Portugal?



Notícias recentes confirmam as piores suspeitas: a natalidade em Portugal teima em não descolar, com a população a diminuir cada vez mais em território nacional. Em 2017, os últimos dados disponibilizados pelo INE apontavam para 86 152 nascimentos em Portugal, um número manifestante baixo, servindo de mote para a Conferência “Natalidade: como fazer crescer Portugal?”, terá lugar no dia 9 de Maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A população está a diminuir cada vez mais em Portugal. Em 2014, até aqui o ano com menos nascimentos em Portugal, nasceram 82 367 crianças. Seguiu-se uma recuperação lenta, com dois anos consecutivos em que os nascimentos tornaram a aumentar, sem, contudo, tornar a ultrapassar os 90 mil nascimentos/ano – em 2015 nasceram 85 500 crianças, e em 2016 87 126. Em 2017, os últimos dados disponibilizados pelo INE apontavam para 86 152 nascimentos em Portugal.

Que impacto têm estes dados na Sustentabilidade do nosso país? Os resultados são evidentes. A natalidade parece não dar grandes sinais de recuperação e Portugal vai continuar a perder população, ficando pela primeira vez abaixo dos 10 milhões de habitantes em 2031 e passando a 7,5 milhões em 2080. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o agravamento do envelhecimento só irá estabilizar daqui a 40 anos e o número de jovens diminuirá de 1,5 para 0,9 milhões. O número de idosos por cada 100 jovens passará de 147 actualmente para 317 em 2080, envelhecimento que só vai acalmar quando os actuais “filhos únicos” tiverem mais de 65 anos. A população em idade cativa diminuirá de 6,7 para 3,8 milhões de pessoas. 

 A sustentabilidade do nosso país está hoje, mais do que nunca, dependente de políticas que permitam inverter estes números. As áreas da conciliação da vida profissional com a vida familiar, as políticas de apoio às crianças e às famílias com filhos e as políticas de emprego, por exemplo, são essenciais nesta matéria.

Com o objectivo de discutir a problemática da natalidade em Portugal, a conferência contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, do Dr. Francisco Goiana da Silva, do Ministério da Saúde, e de um vasto grupo de figuras de destaque que partilharão as suas ideias e perspectivas sobre os desafios, oportunidades e implicações socioeconómicas da natalidade em Portugal.

A Conferência “Natalidade: como fazer crescer Portugal?” terá lugar no dia 9 de Maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A participação no evento é gratuita, sendo a inscrição necessária.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...