Nathalia Pessôa: “Sustentabilidade – que futuro?”



“Sustentabilidade é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

“ESTA É A DEFINIÇÃO CRIADA PELA World Commission on Environment and Development. Uma definição normal que, ao longo dos anos, tem sido alargada, pois é cada vez mais claro que o bem-estar a longo prazo está intimamente relacionado com a manutenção dos nossos recursos naturais. A sustentabilidade é, actualmente, um conceito vasto que abarca várias dimensões. Podíamos falar nas mais variadas vertentes deste conceito que ecoa em todos os sentidos, no entanto, o que nos traz aqui hoje é a sua vertente energética e ambiental.

Uma das questões mais importantes de todos os tempos é a de como o mundo pode satisfazer a necessidade de energia nas gerações vindouras. Até agora, a resposta tem residido na expansão mundial da energia renovável, na eficiência e geração eléctrica. Três conceitos que têm de ganhar um lugar na sociedade. Todos falam em poupar em termos financeiros, mas raramente alguém fala de forma tão assertiva sobre poupar energia. Ao abordarmos a sustentabilidade (e todos sabemos que a sustentabilidade está na moda) este devia ser um dos nossos objectivos.

A protecção ambiental, a poupança e racionalização de recursos passaram a ser premissa base dos consumidores e das empresas perante um mundo que enfrenta uma grave recessão económica. Só melhorando radicalmente a o caminho traçado ao nível da sustentabilidade energética será possível reduzir o consumo de energia,reduzir as emissões de CO2 e amortecer o aumento dos seus preços para consumidores e empresas.

Não falar em eficiência energética acaba por ser um erro quando falamos em sustentabilidade – um erro com consequências para o meio ambiente, para a indústria, para os consumidores e para a sociedade como um todo. Os custos associados a este possível fracasso são elevados. No entanto, as hipóteses de sucesso são ainda maiores: os benefícios da utilização sustentável da energia não serão apenas societários, o ambiente e as empresas também sairão a ganhar.

Na Bosch, esperamos que a eficiência energética seja um dos principais factores de sucesso no negócio futuro. Em quase todas as nossas unidades de negócios, estamos a trabalhar em tecnologias e serviços que ajudam os clientes a serem mais eficientes do que antes. Neste momento, tentamos liderar pelo exemplo e mais de 40% das nossas vendas já são geradas por tecnologias e produtos que protegem o meio ambiente e conservam recursos.

Quero com isto dizer que hoje, mais de que nunca, a sustentabilidade associada à poupança é uma realidade. Estamos perante uma sociedade sustentável. Não diria que o futuro pertence à sustentabilidade. Diria sim que, a sustentabilidade pertence ao futuro assim como ao presente. É algo que está e deve continuar a estar presente na vida das pessoas e no dia-a-dia das empresas.”

Nathalia Pessôa é responsável de comunicação da Bosch Portugal. Quer publicar o seu artigo no nosso agregador? Envie-nos o seu texto para info@greensavers.sapo.pt ou cmartinho@gci.pt. Estamos à procura da sua inspiração ou desabafo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...