Natur Cooking: recuperar os produtos esquecidos de Portugal (com VÍDEO)
O que têm em comum o chícharo de Alvaiázere, as bolotas de Montemor-o-Novo ou o peixe seco da Nazaré? Todos são produtos típicos dessas regiões – e todos se encontram esquecidos – ou adormecidos – na gastronomia local. Seja na casa das pessoas ou na restauração.
É para evitar este esquecimento que um arquitecto paisagista, um engenheiro do ambiente e um chef lançaram o projecto Nature Cooking, que une a alimentação e paisagem e que pretende valorizar os produtos locais.
Os três responsáveis pelo projecto desenvolvem workshops por todo o país, procurando produtos típicos de uma determinada região e recuperando-os para os seus habitantes e empresários da restauração local.
Um dos últimos workshops, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora, levou o Natur Cooking a procurar produtos típicos da região no mercado local. “Andámos os três à procura de vários produtos, de banca em banca e a falar com os produtores”, explicou António Alexandre, o chef do Natur Cooking, ao Economia Verde.
No mercado de Montemor, o workshop foi sobretudo para a população local, ainda que esse não seja o público-alvo da formação. “O que se pretende é gerir o nosso frigorífico, o quintal e produção local”, continua o chef Alexandre.
“Quando comemos qualquer coisa, seja ela o que for, estamos a gerir uma paisagem, uma vez que é preciso produzir um determinado alimento. Essa é a base do projecto”, concluiu Henrique Pereira dos Santos, outra das caras do projecto.
Veja o episódio 171 do Economia Verde.
Foto: Daniel I King / Creative Commons